quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Pastor Alemão


O Pastor alemão é um dos cães mais utilizados para o trabalho de descobrir drogas escondidas.

Uma simples diferença na capacidade e abrangência do olfacto, explica o motivo de cães serem empregados com tanto sucesso na descoberta de drogas, escondidas e protegidas por diversos artifícios empregados pelos traficantes. Enquanto o homem tem cerca de cinco milhões de células olfactivas, um cão da raça pastor alemão tem aproximadamente duzentos milhões, e um da raça lavrador retriever chega a duzentos e cinquenta milhões.

 

Para fazer frente e acompanhar a ‘criatividade’ do crime, são utilizados a experiência dos agentes da policia, recursos como Aparelhos de RX e o ‘faro’ dos cães. O treino dos animais dura em média três meses, e são utilizados animais na faixa etária de um a dois anos. Eles aprendem durante um rigoroso ‘curso’ a identificar substâncias como maconha, cocaína, crack e outras drogas.




Com o crescimento do tráfico, fica evidente que o emprego de cães como auxílio na localização de drogas, é um recurso que deve merecer das autoridades toda a atenção, e um número maior de núcleos espalhados pelo país. Eles são bons de faro, e não tem ‘conversa’, com os cães não se passa nada.


O cão policia, além de farejar drogas, tem também a habilidade de salvar vidas, tirar pessoas de escombros; intimidar um criminoso.

0 comentários: