quarta-feira, 5 de maio de 2010

PSP NAS MISSÕES DA PAZ

                                        



                                                                    
                     



Desde 1992 que a PSP participa em missões internacionais conduzidas por organizações com objectivos comuns de paz, prosperidade e desenvolvimento económico e social como são a ONU, OSCE, UEO e UE. Com efeito, com a nomeação de um oficial para a missão das Nações Unidas na Bósnia-Herzegovina em Março de 1992, no início do conflito dos Balcãs, deu-se inicio a uma actividade que em muito tem prestigiado Portugal e a polícia portuguesa.

As missões desempenhadas pelos elementos da PSP têm passado por acções tão meritórias quanto gratificantes como sejam reconstrução e formação de polícias locais, substituição de forças policiais, assessoria técnica às organizações internacionais e instituições locais, segurança das pessoas e bens, participação em acções humanitárias, preparação de actos eleitorais.

O desempenho dos homens e mulheres que em mais de um milhar de ocasiões foram chamados a dar o seu contributo para a melhoria das condições de vida das populações em territórios como a referida Bósnia, a Albânia, o Kosovo, a Croácia, o Sahara Ocidental, a Guatemala, Moçambique, a República Centro-Africana, a República Democrática do Congo, o Haiti, tem assim reforçado o carácter humanista dos portugueses e tem contribuído para dar uma imagem da excelência do serviço e competência dos nossos profissionais.

O reconhecimento desse valor tem-se consubstanciado na atribuição a elementos da PSP de funções da mais alta importância e destaque como sejam, entre outras, as dos dois Comissários de Polícia nas missões da ONU em Timor, Chefe da Missão EUPOL na R D Congo, Chefe de Logística da missão na Bósnia e R D Congo e, numa perspectiva a montante das operações, do Director Adjunto da Divisão Policial do Departamento de Operações de Manutenção de Paz da ONU em Nova Iorque e Chefe de Pessoal da Divisão de Recursos Externos em Bruxelas.

De realçar ainda a presença de Oficiais de Ligação desta PSP, de há uns anos a esta parte em Moçambique e São Tomé e Príncipe.











1 comentários:

Dora Iva Rita disse...

Patricia:
Os link's das bandeiras servem para aumentar uma mas, na nacional, não actua... Por outro lado, no instante em que as imagens mudam aparece, por de trás, as imagens do cabeçalho (o automóvel e a mulher).
Abraço,
Dora